SOBRE

VANESSA MONTORO

O trabalho que a mantém com os pés no chão

- Uma marca de moda baseada em princípios sustentáveis e movimentos de negócios não convencionais -

A designer Vanessa Montoro sempre considerou o luxo e a sustentabilidade como aliados naturais. Quando lançou sua própria marca, há 16 anos, deu início a uma marca baseada em valores éticos sem nem mesmo pensar que isso se tornaria um assunto da moda.

Sustentabilidade é uma questão recente, embora ela a pratique inerentemente desde o início. “Hoje em dia ser uma marca eco-friendly deixou de ser um nicho, passou a ser uma nova norma”, destaca Vanessa Montoro, que está satisfeita com isso.

Ela desenha peças em tecido de seda de crochê e sua técnica foi transmitida pela avó. O crochê é uma técnica centenária que ligou a nostalgia com sofisticação. O que Vanessa viu foi uma oportunidade de mudar a forma como as pessoas viam o crochê.

Ela também decide romper com o calendário da moda tradicional criando produtos duradouros e que não são sazonais. "Ir contra a norma não é fácil", diz ela.
O processo tornou-se uma forma de ensinar aos clientes como eles devem olhar para o consumo, e a marca acabou se tornando referência de moda para quem já busca esses princípios na hora de comprar roupas novas.

Para fazer um progresso real, sustentável e de longo prazo e criar roupas incríveis que as pessoas desejam, ela precisava diminuir o ritmo.

Em 2002, lança sua marca artesanal de alta qualidade que era tudo o que uma marca quer ser agora. Eco-friendly, socialmente responsável e atemporal.

A matéria-prima usada para seus vestidos, que são chamados de verdadeiras obras de arte, é o material mais nobre que existe, a seda, que no caso é orgânica de descarte pela indústria.

Os fios de seda são tingidos à mão com pigmentos naturais como café, espinafre, urucum, erva-mate, beterraba e emaranhados em variações de cores únicas.

Todas as peças são 100% feitas à mão por mulheres que ela chama de mãos de fada. “Meu trabalho nunca seria possível sem o trabalho que eles fizeram”.

VANESSA MONTORO foi incluída em 2016 no hall das marcas internacionais usando seu negócio como uma força do bem.

“Trabalhar com o bicho-da-seda já é um desafio. O inseto é frágil e se alimenta exclusivamente de folha de amoreira sem agrotóxico, senão morre. Ou seja, ele é o próprio auditor da natureza”, explica.

Certified B Corporations são negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental verificado, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito.

VALORES PRINCIPAIS DA MARCA

  • Criação de uma cadeia de suprimentos de moda limpa;
  • Escolha de pequenos produtores locais;
  • Valorização dos artesãos;
  • Compromisso com a responsabilidade social;
  • O repensar do consumo excessivo;
  • Produção de peças atemporais que duram mais;
  • Redefinição do feito à mão como o novo luxo
×