O trabalho que a mantém com os pés no chão
- Uma marca de moda baseada em princípios sustentáveis e movimentos de negócios não convencionais -
A designer Vanessa Montoro sempre considerou o luxo e a sustentabilidade como aliados naturais. Quando lançou sua própria marca, há 20 anos, deu início a uma marca baseada em valores éticos sem nem mesmo pensar que isso se tornaria um assunto da moda.
Sustentabilidade é uma questão recente, embora ela a pratique inerentemente desde o início. “Hoje em dia ser uma marca eco-friendly deixou de ser um nicho, passou a ser uma nova norma”, destaca Vanessa Montoro, que está satisfeita com isso.
Ela desenha peças em tecido de seda de crochê e sua técnica foi transmitida pela avó. O crochê é uma técnica centenária que ligou a nostalgia com sofisticação. O que Vanessa viu foi uma oportunidade de mudar a forma como as pessoas viam o crochê.
Ela também decide romper com o calendário da moda tradicional criando produtos duradouros e que não são sazonais. "Ir contra a norma não é fácil", diz ela.
O processo tornou-se uma forma de ensinar aos clientes como eles devem olhar para o consumo, e a marca acabou se tornando referência de moda para quem já busca esses princípios na hora de comprar roupas novas.
Para fazer um progresso real, sustentável e de longo prazo e criar roupas incríveis que as pessoas desejam, ela precisava diminuir o ritmo.
Em 2002, lança sua marca artesanal de alta qualidade que era tudo o que uma marca quer ser agora. Eco-friendly, socialmente responsável e atemporal.
A matéria-prima usada para seus vestidos, que são chamados de verdadeiras obras de arte, é o material mais nobre que existe, a seda, que no caso é orgânica de descarte pela indústria.
Os fios de seda são tingidos à mão com pigmentos naturais como café, espinafre, urucum, erva-mate, beterraba e emaranhados em variações de cores únicas.
Todas as peças são 100% feitas à mão por mulheres que ela chama de mãos de fada. “Meu trabalho nunca seria possível sem o trabalho que eles fizeram”.
“Trabalhar com o bicho-da-seda já é um desafio. O inseto é frágil e se alimenta exclusivamente de folha de amoreira sem agrotóxico, senão morre. Ou seja, ele é o próprio auditor da natureza”, explica.
Certified B Corporations são negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental verificado, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito.
2000 - 2024 © Vanessa Montoro | desenvolvido por Criaturo